quarta-feira, 2 de julho de 2014

Tutorial: Caderno de desenho


Então....era pra ser um tutorial bonitinho e elaborado contando todas as partes do processo, mas eu só fui decidir fazer esse tutorial quando eu já tinha terminado, então fiz alguns passos em desenho para entender mais ou menos xD.

Como fazer um caderno de desenho/escrita com pouco dinheiro:

Você vai precisar de :
-Bloco de Folhas;
 (eu não sei onde compra elas pautadas ._. mas se você for fazer um de desenho você compra um bloco daqueles tipo canson [ou um papel melhor, dependendo pra que você vai usar])
-Cola (pode ser branca, mas recomendo que tente achar uma melhorzinha);
-Linha  e Agulha;
-Papel sulfite ou um pedaço de tecido;
-Tecidos, Papeis com estampa e coisas para decorar.

Etapas:
1° :Você irá destacar todas as folhas do bloco e separar o fundo que apoia os papeis (normalmente mais grosso), depois você irá dobrar todas as folhas na metade (quando for comprar o papel, você tem que considerar o tamanho que você quer o caderno e dai comprar uma folha que seja o dobro do tamanho desejado, no meu caso eu queria um A5 então comprei um bloco tamanho A4 [tamanho de folha sulfite]).

2 °: Faça 4 furos em todas as folhas(se forem maior que um A4 faça mais furos, sempre em numero par), e faça com que todos fiquem na mesma posição. Depois junte grupos de 3 a 4 folhas (se o papel for muito grosso fique com no máximo 3).

3°: Depois passe a linha, escolha uma linha forte ou senão use 3 linhas para deixar forte.
Comece por fora, passando pelo primeiro furo e juntando 3 folhas (tem as imagens em baixo de como ficará a linha passada~) após passar no primeiro grupo de folhas vá para o próximo sem cortar a linha, se a linha acabar faça um remendo e continue até acabar e dar o nó final.

4°: Nessa etapa você tem que apertar todos papeis para que fiquem o mais junto possíveis (vale usar um daqueles clipes chiques e melhores :v [*clipe chique*] ) ou ir na raça que nem eu~
Dai você vai passar cola em todo o comprimento e rapidamente colar um pedaço de sulfite ou tecido, e deixar secar (se você não tem o clipe chique, você tem que fazer a gambiarra de colocar livros ou coisas pesadas em cima para eles ficarem bem juntinhos enquanto seca :P)

5°: Você então vai pegar o fundo do bloco que você separou e corta-lo na metade (se o seu não veio com isso pode comprar um papel cartão com gramatura grande, ou qualquer outro papel de gramatura alta), depois que o passo anterior estiver seco, você vai colar essas duas partes no papel, a primeira no papel da frente e a outra no final.  Essa etapa é onde eu conclui o meu, como eu gasto muito rápido (ou pelo menos pretendo xD) não me dediquei em deixa-lo bonitinho.

6°: Você vai forrar seu caderno com algum tecido ou papel bonito que gostar :3








Bom, esse foi um tutorial bem básico, com isso você pode melhorar ainda mais seu caderno, colocando folhas diferentes (uma vantagem de fazer seu próprio caderno) colocar aqueles marca paginas que são uma fitinha (você cola na folha sulfite antes de forrar com tecido) e fazer outras mil coisas, tem também vários jeitos de prender as folhas, esse jeito que ensinei é o básico para deixar com cara de livro, mas você pode prender com fitinhas, ou só em um canto e etc~

Para esse caderno eu só paguei 24 reais, que foi o preço das folhas :3 (elas tem gramatura alta pra eu usar com aquarela e tals) em comparação aos outros  cadernos que estavam 29 e com folhas ruins, então para mim compensou bastante x3.
Eu estreei a primeira pagina com dragões/cavalos marinhos (até hoje to tentando adivinhar o que exatamente é e_e) , ele veio de um daqueles moldes com figuras que as crianças tem (normalmente são letras, e vem em réguas) e eu achei no chão passeando por ai, hehe (eu acho muita coisa no chão, acredite xD).


Então, gostaram do tutorial? Se alguma parte ficou muito confusa me perguntem que eu conserto, e tiro qualquer duvida que tiverem :3~


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...