quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobre desenhos: Achando seu estilo!

desenho meramente ilustrativo para chamar a atenção u.u

Gogo ! òAó/

Acho que a duvida que mais ouço no meu meio é sobre como achar seu estilo no desenho(e etc) e como pintar com aquarela, e como comentei, estarei abordando esses assuntos (e talvez mais assuntos) com o tempo :3

Talvez você não ache que eu seja útil para falar dessas coisas, até por que eu ainda nem ganho dinheiro com meu desenho, mas eu quero e estou me dedicando para isso, então talvez seja interessante ler as dicas dessa criança que está se desenvolvendo.

E então vamos falar sobre estilo.

Na real tem vários jeitos de achar seu estilo de desenho, e tem varias pessoas que também dizem que não é importante. Mas eu acho que por mais que você consiga fazer outros tipos de desenho, ter seu estilo é algo muito importante pois você como pessoa está inserido ali, é como nossa letra, ela fala muito sobre a nossa personalidade :) E como mudamos com o tempo o estilo também pode mudar ^^

Quando eu estava buscando meu estilo acabei tentando ir para vários caminhos, sem me focar em nada e desenvolver eles, com isso me sentia perdida também como pessoa, depois que achei uma trilha, vejo que estou começando a me conhecer melhor e também a mudar um pouco ^^. Além de agora poder me dedicar em aprender varias outras coisas (como cenários, shapes diferentes de corpo e etc)

Achar o estilo funciona de forma diferente para cada pessoa e ele pode vir:

a) Com naturalidade.
b) Se inspirando.

A primeira opção é que depois de tanto desenhar você vai se achar em algo que te agrada, foi isso que aconteceu com o meu traço mais ''artístico'' e hoje em dia sou bem feliz com ele, mas o meu traço voltado pra ilustração acabou chegando com a segunda opção (e agora to buscando um hibrido entre ambas), então vou focar mais em como chegar no seu estilo pela segunda opção, mas algumas dicas servem também para a primeira :3

1°- Desenhe:
 
         Mintiraaaa :O avá, mas é a real, só desenhando que você vai chegar aonde você quer, e quando digo pra desenhar não é tipo ''ah hoje farei essa coisinha e talvez daqui mais uma semana faço outra'', não não u.u quando digo desenhar é desenhar muito mesmo! Ta certo que ninguém tem capacidade de desenhar 24h por dia (mas ainda vou adquirir a habilidade de desenhar e escrever dormindo u.u) mas separar uns 30 minutos (ou mais, ou menos) do seu dia para rabiscar vai te ajudar muito, e eu disse rabiscar mesmo, não fazer um desenho finalizado e coisas assim, mas sim soltar sua mente e desenhar o que vier (ou não) na sua cabeça, já perdi as contas de quantas vezes eu tirei o dia só pra desenhar cabeças...mas não desenhe só cabeças e-e

2°- Se inspire, prepare suas referencias e influencias:

          Bom, vocês já devem ter visto por ai aquele ''mapa de influencias'' e aquele bando de artistas datados, recentemente eu estava construindo esse meu mapa e meu amigo veio me dar um pitaco u.u. Acontece que é assim: você vai começar separando todos os artistas que você gosta, e quando digo gosta, é gostar pra valer, do tipo ''eu queria desenhar assim'', por quê se você for pegar todo artista que você segue  e gosta, então você está bem perdido (até por que as vezes seguimos o artista pq achamos bonito o que ele faz mas não é o que queremos para a gente, meu maior exemplo nessa situação é a loish ou a Saccstry), então quando você separar todos os que você gosta, e vai ver que eles tem algo em comum, todos eles tem algo que te atraiu, e você vai ver esse algo, e então será isso que vai te inspirar.

Mas eles só serão inspiração... o que REALMENTE TE INFLUENCIA? Então é ai que aquele mapinha maroto vai pro espaço (pois agora só pode no máximo estourando uns 4 artistas).
Nesse ponto vou me usar como exemplo, a maior (vamos tratar no singular no momento) artista que realmente me influenciou, tanto a desenhar, quanto ao meu pensamento em relação a diversas áreas (amor, religião e etc) foi absolutamente CLAMP, apesar de ser mangá, e hoje eu não buscar isso pra mim, elas me influenciam muito, principalmente nos corpos esticados que faço :v
O outro monstro que me influencia é o Yoshitaka Amano *gritos de fangirl* (ainda decepcionada por ter perdido a exposição dele aqui no Brasil ;;), ele me influenciou muito na minha parte artística (algum dia termino você bacharel :c ) e tem me influenciado no meu desenho. Todos os outros artistas que me inspiram puxam para um desses dois artistas que me influenciam, mas do jeito deles, e é o seu jeito que você deve achar.

3°- Foque-se:

      Aonde você quer chegar? o que você considera ''santidade suprema'', ''se eu chegar ali atingirei o nirvana'' ?
 Bom, tenho que deixar claro que se você achar que atingiu o nirvana com seu desenho, então você nem deveria mais existir na terra (falando isso de um jeito bom :v) todo artista ou ilustrador que se preze está sempre a procura e a luta.
Uma coisa que tem me ajudado nesse novo traço que estou fazendo (não sabe do que to falando? da uma bizoiada no meu tumblr), e que sinto que tem mais a ver com o meu ''nirvana'', é simplesmente ter um objetivo, que seria seu ''nirvana'', e você vai estudar/treinar para atingir ele. As vezes acontece de você estar fazendo um estilo que te agrade bastante, mas você acha que já tirou tudo que tinha dele, então eu (e isso sou eu) acho que esse ainda não é o seu estilo. Pois querendo ou não (e pode chorar) você nunca vai atingir o seu nirvana, pois você sempre vai estar querendo melhorar cada vez mais e mais, e talvez nunca fique satisfeito com o que você faz, e além disso, talvez você nem saiba qual seja seu ''nirvana'', eu mesma não sei, mas sei o que tem me agradado e me deixado confortável para desenvolver e seguir em frente.

4°- O que você gosta:
     O que te agrada no seu desenho? O que não te agrada?
Potencialize as coisas que te agradam e mude as que não te agradam. Teste sempre coisas novas.

5°- Desapegue:

    Você tem um objetivo que quer alcançar, e ali em cima eu falei a real pra você : você nunca vai alcança-lo (pronto, pronto, pode chorar no meu ombro *da tapinhas nas costas*), então não se cobre tanto em fazer o que está na sua mente, se não você nunca irá se sentir bem desenhando.
A gente tem tendencia em sempre se espelhar nos outros (quero ser que nem aquela pessoa!) mas você tem que ter em mente que cada pessoa é diferente, o que funciona pra você pode não funcionar pra pessoa que você se espelha, e as vezes tem algo no seu desenho que é muito melhor do que a pessoa que você se espelha.

Seu estilo talvez demore para aparecer, talvez mude de caminho, talvez você apenas desenhe e dai quando viu chegou em um estagio que te agrada.
E talvez essas dicas nem funcionem para você, lembrando que você não precisa seguir elas na ordem.

Então essa é a primeira parte gente \o/ a próxima vai ser sobre bloqueio criativo e melhorando seu desenho, e claro, eu farei as fotos da postagem sobre aquarela xD (não será só uma :v)

Se usar alguma parte daqui por favor diga que retirou do meu blog :3

*pega minha bazuca de coelhinhos e atira em vocês*

Se você tiver alguma duvida, detalhe que não citei, ou algo que queira que eu fale nas proximas, por favor deixe nos comentarios <3 ficarei muito feliz com o feedback ^^

4 comentários:

  1. Post bem interessante <3
    Eu gosto de tentar desenhar sempre em estilos diferentes para não ficar na mesmice, mas o meu favorito de todos é certamente o mangá. Nesse quesito meu desenho é uma mistura de Mia ikumi (Tokyo Mew Mew) e desenho de mora, visto a minha formação. Elas tendem a ser todas magrelas, haha. Mas ainda quero chegar a desenhar coisas no estilo Beverlie Manson e Cicely Mary Barker :3

    Beijos de glitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho alguns estilos diferentes, meio semi realista, ou mais ''mangalizado'', mas todos eles carregam meu estilo geral :3 tipo, da pra olhar e dizer : isso foi a jana que fez x3!

      Pra você chegar em algo próximo as moças vai lá e estuda o estilo delas :3 (basicamente é copiar) depois que você pegar +- o jeito delas você insere aquele aprendizado no seu desenho normal :3
      Na vertente delas eu gosto muito do Arthur Rackham e da Loputyn, e copiei alguns rostos que eles fazem pra chegar no meu semi realista de hoje em dia :3 (mas que não tem nada a ver com eles kkk)

      Excluir
  2. Gostei muito do artigo. Eu não desenho, embora eu tenha vontade de tentar e praticar. Adorei suas dicas e fiquei com vontade de arriscar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...