sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Para onde a Animação 3D vai? e Pequeno Principe

Na minha infância (e provavelmente até hoje) eu dividia as pessoas entre ''Pessoas que tinham lido o Menino do Dedo Verde e Pessoas que tinham lido O Pequeno Príncipe'' e talvez eu deva colocar aspas no lido pequeno príncipe, pois tem muitos que não leem e mente, alias eu acho que posso me incluir nesse grupo, pois apesar de ter lido na infância, eu não lembro de quase nada do livro, e já tentei reler mas não passo das primeiras paginas (simplesmente não me cativa :P /trocadalhos/).

E então eu fui ver o filme novo que saiu do Pequeno Príncipe, pra ver como era. E lembrei de um bate-papo da madrugada com a Bruna, onde ela comentava sobre o 3D de filmes serem sem graça, então vou trazer todas as considerações aqui:

Primeiro que nem recomendo ver o filme, e se ver veja até a metade. Ele mistura cenas em 3D com StopMotion de papel /que são as partes mais bonitas e incríveis do filme inteiro/, e como li em uma critica, basicamente são 3 filmes em um só, sendo que os dois primeiros valem algo, e o ultimo falha miseravelmente em passar a mensagem dele :x e o 3D estraga tudo...
O que me leva a pensar em como o mercado de animação vai se desenvolver.

Recentemente fiz uma prova pra um Curso de Animação (que eu passei *-*) e tive que ver um filme que falava sobre a Disney e toda a historia dela (focando principalmente em Walt) e mostra um pouco sobre as demissões que ocorreram quando a disney aderiu ao 3D (depois disso as pouquíssimas animações 2D foram terceirizadas, se não estiver enganada).
O 3D era novo na época, e melhorou muito com o passar do tempo, ouvi a um tempo atrás que o maior desafio agora era animar humanos ''realistas'' em 3D (nada muito novo /cofcofFinalFantasycofcoffilmescompersonagensemcomputaçãocofcof)

3D é legal? Pode ser, mas esta perdendo um pouco a graça (principalmente para o rosto das mulheres), por mais que tenham muitas coisas boas no mercado como Miraculous Ladybug , Os Croods, Detona Ralph, Origem dos Guardiões, entre outros; eles continuam sendo as mesmas coisas de sempre, quando falamos por exemplo do próximo filme da Disney, Moana, ah nossa, já sabemos o que esperar visualmente (e mesmo os com animais)(vale relatar que Festa no Céu teve um aspecto lindo e bem diferente, fazendo os personagens terem características de madeira, apesar da intro e final bem bobos).
Raramente o 3D quebra barreiras e te dá uma experiencia a mais ao contrario de outras vias (stopmotion e 2D) que te oferecem coisas como a transparência do rabo da raposa no Pequeno Príncipe, ou o efeito de luz nas orelhas de Paranorman, os os cenários sutis de Ernest e Celestine.


ignore a qualidade, isso se chama print do YT :v



Eu, como amante do 2D acho que ainda não houve exploração suficiente no 2D, mas provavelmente não tenha como ter tanta exploração graças a dificuldade a mais que existe, até mesmo StopMotion, que está se fazendo mais presente, tem toda uma complexidade.
E isso nos leva ao futuro do 3D, que eu vou chutar que vai ficar algo entre ''3D tradicional''.
Romeu e Julieta versão amigos da pesada.

Esse novo tipo de 3D ia ser feito em Rapunzel (que ia ter uma pegada de pintura impressionista o filme inteiro, e da pra achar alguns pedaços disso na pesquisa de imagens) mas aparentemente ia sair muito caro.
Então estão investindo essa novidade para curtas, iniciando com Paperman, indo para O banquete (que ganhou  desmerecidamente, assim como Frozen, o Oscar), e Dam Keeper (lindo!!! Chorei demais) (OBS: eu fui checar mesmo a veracidade da informação que me deram que Dam Keeper era em 3D com textura, mãs não achei detalhes, então eu posso estar errada, mas seria possível sim fazer isso :P logo, não tiro ele da lista)


Bom, é uma pena que 2D esteja ''morrendo'' ficando de pé ainda por alguns filmes ou series (Ex: Steven Universe, A Canção do Oceano /e o maravilhoso cachorro chamado Cu/, Princesa Kaguya) e o seu mercado no Brasil esteja crescendo, e por acaso oferecendo coisas diferentes, como  O Menino e o Mundo (que ta concorrendo ao Oscar, e tem 60% de perder pra Divertida Mente, que por mais que seja legal eu acho q foi mal elaborado, então to jogando todas as minhas fichas e mendigas para que o Menino e o Mundo ganhe, #saidisney), Até que a Esbornia nos Separe e a animação Irmão do Jorel , espero que o 3D ganhe novas caras e cresça, pois daqui a pouco enjoa.


OBS2: Eu citei algumas coisas Brasileiras, deve ter muito mais por ai, só que eu não tenho muito contato (alias, tem outros que tenho bastante contato, mas uma grande parte das produções está indo para fora)

OBS3: Cliquem em todos os links que coloquei e assistam tudo que puderem/acharem que eu citei aqui, todos valem a pena, todos são incríveis (menos a segunda parte do pequeno príncipe :v essa você pode pular, hahaha, foi sofrido pra eu terminar :x)

OBS4: Essa postagem foi tipo desabafo/curiosidades, e estarei fazendo mais assim, sobre outros assuntos, eu realmente não me sinto tanto confortavel para escrever sobre moda no momento, mas escrevo quando quiser xD Espero que continuem me apoiando e gostando do que eu escrevo mesmo que não tenha mais relação com Mori :3 (e vale lembrar que os arquivos que escrevi sempre estarão ai para consulta ^^ .


Até galera \o


2 comentários:

  1. Parabéns por estar estudando animação, Jana! E eu estava torcendo pelo menino e o mundo também x)
    Suas indicações são ótimas e uma pena... Não sabia que a Rapunzel ia ser animada que nem paperman. São as minhas duas animações preferidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal *^* eu acho ok Rapuzel xD é divertido, mas ultimamente tenho buscado filmes mais pelo visual :33 As vezes acabo deixando algo legal passar (como Os croods, que é muito bom!)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...